O que faz um publicitário

Muitos acham "chique" quando digo que sou publicitário. Outros acham "legal" e já tem outros que nem sabem o que é isso! Este post então vai tentar desmistificar e explicar o que faz um publicitário.


Tentar explicar e ensinar o que faz um publicitário para a geral não é uma tarefa muito fácil, por isso se prepara para textão - se for mesmo de muito interesse saber tintim-por-tintim o que é publicidade, ou então pula pro meio ao fim da publicação se você já tem uma ideia do que se trata.

Essa confusão de entender o universo da publicidade aconteceu por culpa de muitos "publicitários" e suas ações no mercado que criaram N imagens na cabeças das pessoas sobre o que se trata esta área. Então, o mais comum é que cada um que teve uma experiência com pessoas dessa área ou que se propuseram a trabalhar nela, criou sua imagem do que acredita ser um publicitário. E neste post eu vou rasgar o verbo e ensinar direitinho o que é um publicitário, onde vive, o que come, como se acasala. Bem, deixa essa última parte para lá. Deleta aí!

Indo direto ao ponto, sendo curto e grosso:

O publicitário é um profissional da publicidade.

Você pode até dizer: "Oras, bolas" achando que essa definição é vaga, mas de fato é a mais apropriada para explicar quem é este ser, somente por um motivo: você precisa entender primeiro o que é publicidade! Para saber o que faz um publicitário é necessário conhecer o que é publicidade e pra que ela serve. 

Agora imagina comigo: Se na cabeça das pessoas existem diversas definições de publicitário por conta das experiências que elas tiveram com profissionais dessa área, imagina quando se fala em publicidade.

Para a maioria das pessoas, publicidade é o anúncio no meio dos jogos, é o quadrinho que mostra os produtos no meio da página de internet, é o comercial da TV, é o carro de som que passa anunciando os produtos na rua da sua casa, e não deixam de estar certas, mas a verdade, a realidade é bem outra.

Se houvesse uma bíblia da publicidade, com certeza lá teria um versículo dizendo: "todas as publicidades lhe são lícitas, mas nem todas convém". Isso porque o que vemos há anos é a mesma publicidade batida e as pessoas em geral já criaram uma ideia do que é isso. Errados não estão, mas a gama de atividades da publicidade é bem maior!

Publicidade é uma ação de comunicação utilizada pelo marketing para proporcionar a uma marca, empresa ou pessoa física um resultado positivo no âmbito mercadológico

Eu sei que esse significado elaborado por mim pode não ter sido claro para você, mas não se preocupe, eu vou destrinchar cada parte para ficar mais claro para você, então vamos imaginar uma situação hipotética de que: Se uma empresa ou pessoa quer falar algo para um público de alguma cidade sobre o seu produto ou serviço, este quer fazer uma PUBLICIDADE.

O que mais acontece é do dono do negócio fazer isso por conta própria, observando o que outros já fizeram e achar que está fazendo publicidade. A probabilidade de acerto é possível, mas a de erro é certeiro. Isso porque para fazer publicidade é necessário ter no mínimo dois conhecimentos superiores a da maioria das pessoas: 1) em comunicação social e 2) em marketing.

Comunicação social é uma CIÊNCIA de saber falar com o público geral, lidando com os processos de comunicação humana, comportamento, padrões de comunicação nas relações interpessoais, interações sociais e comunicação em diferentes culturas.

Marketing é um CONHECIMENTO aprofundado sobre como explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado através de estratégias que produzam resultados positivos.

Ou seja... O tiozinho da quitanda da esquina achar que sabe isso sem estudar no mínimo 4 anos, ele pode se considerar o tio Sam da autodidatacia, largar o negócio dele e passar a cobrar 100x mais o que ele sabe, ensinando às pessoas como alcançar os resultados esperados e converter o mundo nas estratégias elaboradas por ele. No finalizar desta história hipotética, se ele está numa quitandinha e não agenciando pessoas, obviamente ele não tem esse conhecimento todo.

Mas o que faz um publicitário?

O publicitário é o profissional que tem por obrigação estudar publicidade e propaganda e trabalhar fazendo ações de comunicação mercadológica para empresas ou pessoas que desejam alcançar resultados positivos para seus produtos e serviços.

Quando coloco "resultados positivos" é porque isso é o que deve interessar ao dono do negócio. Cabe ao publicitário saber que estratégia ele vai adotar para conseguir tal feito:

Anunciar

Transmitir

Noticiar

Informar

Fazer saber

Pregar

Avisar

Dizer

Exprimir

Difundir

Expor

Relatar

Revelar

Manifestar

Veicular

Discursar

Passar ou repassar

Indicar

Esclarecer

Publicar

Todas estas ações estão diretamente relacionada a palavra COMUNICAR. O papel do publicitário é fazer a comunicação da pessoa, empresa, produto ou serviço ao público a quem merece ser ouvido. Cabe a ele identificar a melhor estratégia para conseguir os resultados que o dono do negócio deseja.

Para quem não sabe a imensidão que é o universo da comunicação, dizer que fazer publicidade é fácil, nada mais é do que um grande engano. Para cada item citado acima, existem inúmeras possibilidades segundo o que cada um se propõe a solicitar do publicitário. Visto também que, o que se aplica a Pedro, não necessariamente dê certo com José, porque tudo é muito relativo e cada caso é um caso.

O publicitário é o criativo que pensa na estratégia certa e deve oferecer ao seu cliente a melhor solução para o que ele precisa. As mais utilizadas e escolhidas pelos clientes são comerciais de TV; outdoors; cartazes; panfletos; banners de internet; divulgações em rádio e por aí vai. Em breve farei um post somente sobre as peças publicitárias. 


Pode parecer que o trabalho escolhido ou realizado pelo publicitário seja simples demais, ou que não tenha sido trabalhado com dedicação, mas se você escolheu um profissional, pode ter certeza que ele sentou, pensou, planejou, testou e atestou que a estratégia escolhida surtirá resultado positivo. Por isso é importantíssimo sempre:

ESCOLHER PROFISSIONAIS FORMADOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA.

O grande dilema das empresas é que o dono do negócio quase sempre não tem verba para pagar por publicidade, e por este motivo, opta por pedir pro sobrinho que sabe mexer no computador fazer ou escolhe o cara da lan house e acaba aceitando o que vem barato e no fim das contas não alcançou nada. 

Para o dono do negócio, optar por gastar pouco pode ser um investimento de baixo risco, mas é aí que ele se engana. Realizar qualquer ação de publicidade errada pode destruir a imagem da empresa e isso será um dano quase irreversível. Ou seja, sairá mais caro do que contratar um serviço de um profissional.

Quanto custa o trabalho de um publicitário?

Em publicidade tudo é relativo e bem específico. Pelo mesmo motivo que cada caso é um caso, e existe uma gama imensa de ações que a empresa pode necessitar para alcançar o resultado esperado. O valor de fazer publicidade muda de profissional pra profissional, de ação pra ação, de local pra local, de período pra período e assim sucessivamente.

Todo mundo é diferente! As empresas também devem ser, porém, o marketing é quem vai diferenciar o seu negócio do negócio do vizinho e fazer o seu prosperar como você deseja. Você não vai querer copiar o negócio do outro, só mudando o nome da marca, ou vai? Todo mundo quer e deve querer, o melhor para si e por esta razão é que o publicitário trabalha de forma diferente com cada um. Esse trabalhar diferente se chama: TRABALHO CRIATIVO.

Por ser algo não palpável que surge de diferentes concepções, percepções, conhecimentos e experiências é que o trabalho criativo é cobrado de forma diferente. Não dá para dizer que a ideia de fulano tem o mesmo valor do que de ciclano. Em contrapartida, é possível mensurar os resultados de cada trabalho e isso é de fato, algo que demonstrará o valor do seu investimento.

O importante mesmo é você procurar profissionais que trabalham com ética, bom caráter e honestidade. Em publicidade é fácil descobrir quais publicitários trabalham corretamente. Basta observar a forma como cobram por cada trabalho que você (quanto dono do negócio) pode solicitar.

PUBLICITÁRIOS RUINS

Estes só querem saber do seu dinheiro. Você quer um comercial de TV, solicita pra eles, eles perguntam como você quer e fazem de acordo com o combinado.

Eles podem até demonstrar interesse em fazer da melhor forma possível, mas o foco mesmo estará no entregar o trabalho que você quer comprar. É como um vendedor que vê você em dúvida entre uma roupa e outra e indica a que melhor convier para ele: pode ser a mais cara porque a loja está precisando vender mais, pode ser a que tem mais estoque, para se livrar da coleção empancada, etc.

Os publicitários ruins podem ter um escritório bonitinho, numa esquina entregando papel, num carro de som que passa pela cidade, nos anúncios de internet, podem trabalhar em uma grande agência de publicidade, podem até ser ricos. A má índole está na pessoa e não no meio que a cerca.


Saiba como identificar a má índole deste profissional.

PUBLICITÁRIOS HONESTOS

Publicitários honestos eles estudam com você a sua empresa, e te informam se de fato o comercial de TV é a melhor solução para o que você espera de resultado positivo. Caso ele perceba que essa não seja a melhor opção, ele lhe mostrará o porquê e lhe apresentará novas soluções. Pode ser que não seja a coisa que você deseja, mas certamente será a coisa que você precisa. 


Publicitários honestos cobram baseados no caso específico, no custo e tempo que eles levarão para executar com excelência, eficiência e eficácia o trabalho necessário.

Deu para entender melhor o que faz o publicitário, quem é este cara e como ele se comporta? Espero que sim! Se tiver lido o post todo, saberá diferenciar um publicitário profissional de um não-profissional.

Continue comigo nas minhas redes sociais. O meu perfil profissional no instagram é @marvinpublicitario. Segue lá! Quando eu tiver sem tempo, e querendo mais clientes, eu publico lá. Se estiver desatualizado, é sinal que eu estou me dedicando aos meus clientes mais que me autopromovendo. Mas mesmo assim, esteja conectado para ver os trabalhos realizados! 

Valeu!



0 Comentários