Endomarketing e suas ações

Muita gente não sabe o que significa Endomarketing e neste post você vai ficar sabendo o que é, para que serve e exemplos de como aplicar essa atividade nas empresas.


O endomarketing é uma ação de marketing voltado ao público interno de uma organização com o objetivo de fortalecer o relacionamento harmônico entre colaboradores e a empresa. 

Endomarketing é um tipo de marketing interno para colaboradores atenderem fielmente aos objetivos estratégicos da empresa ou organização. Assim, eles trabalham mais motivados e faz com que a empresa cresça e alcance as metas propostas.

A importância do endomarketing está no aumento do envolvimento dos colaboradores que trabalham mais comprometidos e conscientes de quê estão contribuindo ativamente para um bem comum.

O significado de endomarketing traz o prefixo “endo” que vem do grego éndon e é um designativo de interior, situado na parte interior e marketing como já sabemos aqui no blog é uma “ação estratégica para alcançar resultados positivos frente ao mercado.”

A principal ideia do endomarketing é a conscientização da filosofia e objetivos da empresa e a boa execução do trabalho em equipe com foco nos resultados positivos para todos. Mas como aplicar este conceito na realidade? Confira a seguir!

Como fazer endomarketing eficaz

Sabemos que o trabalho dos colaboradores é indispensável para o sucesso da empresa, mas o trabalho da empresa aos funcionários é essencial para que esse sucesso seja alcançado. No entanto, é preciso saber como fazer endomarketing que funcione de verdade. Para isso, basta se atentar a alguns pontos:

1. Comunicação eficiente

É necessário que a empresa saiba como informar seus objetivos, filosofia, valores, missão, visão, metas e tudo que ela acredite que seja necessário que o colaborador saiba para conhecer melhor o lugar onde trabalha e que trabalhe melhor. 

Aqui implica disseminar a cultura organizacional, implementar uma transparência, expor  e gerar envolvimento.

2. Alinhar colaboradores

É necessário identificar bem os colaboradores e suas potencialidades para saber como usar isso a favor da estrutura organizacional, colocando cada um para trabalhar em atividades e áreas que podem contribuir melhor. Para isso, é necessário que a empresa saiba reconhecer o valor do funcionário e a relevância de seus esforços.

3. Integrar todos

A integração faz com que todos trabalhem melhor. Isso melhora o clima organizacional e reduz o nível de absenteísmo no trabalho. 

4. Treinar 

Capacitar melhor o funcionário sempre será algo indispensável e o endomarketing pode trabalhar com o treinamento a seu favor, visto que todos desejam crescer de alguma forma, seja aprendendo e ocupando cargos melhores, quanto ganhando mais por saber mais.

O endomarketing é bom para todos

Lendo até aqui a gente entende que só a empresa que sai ganhando com o endomarketing, mas não é bem assim! O colaborador também tem suas vantagens com essa ação de marketing.

1. O trabalho fica relativamente mais leve

2. Aprende a trabalhar melhor em equipe

3. Tem mais oportunidades de crescimento 

4. Melhora o currículo

5. Melhora auto estima


Trabalhar endomarketing na empresa é  aplicar atividades estratégicas que contribuem para um trabalho eficaz em equipe e que gera resultados positivos para todos.

Gostou de saber sobre endomarketing?

Se você for colaborador e na sua empresa não aplicam nada relacionado a isso, compartilhe esta publicação com os responsáveis. E se você pertence ao nível organizacional da empresa, entre em contato para saber como podemos trabalhar melhor o endomarketing em sua empresa. Solicite um orçamento através do formulário de contato no fim da página.

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