A diferença entre publicidade e propaganda

Publicidade e propaganda são ferramentas utilizadas pelo marketing e pela comunicação, mas possuem propósitos diferentes! Você sabe a diferença entre eles?

A Publicidade serve para divulgar marca, produtos e serviços para fins comerciais, no caso: "publicar algo". A propaganda é utilizada para disseminar ideias, pensamentos e causas, no caso: "propagar uma mensagem". Enquanto uma tem objetivo em vender de caDe cara, não dá pra perceber tão clara a diferença, então, vou ilustrar o que significa cada uma das coisas.

Publicidade

A publicidade tenta atrair as pessoas com foto direto no consumo de um produto ou serviço. Confira alguns exemplos de publicidade:




A esfera da publicidade é comercial e te incita a comprar algo ou gera um desejo de comprar o produto ou serviço ofertado.

Propaganda

A propaganda busca convencer as pessoas de uma ideologia. Sua esfera é mais política, ideológica e religiosa. Confira alguns exemplos de propaganda:


A propaganda tenta mudar seu pensamento para uma ideia X, a publicidade também tenta mudar seu pensamento para uma ideia X, porém direta ou indiretamente te incitará a gastar dinheiro com algum produto ou serviço.

Tanto a publicidade quanto a propaganda podem utilizar as mesmas peças, seja um outdoor, um cartaz, um comercial de televisão, o que vai diferenciar as duas é o conteúdo de cada uma.

Espero ter clareado sua dúvida sobre a diferença entre publicidade e propaganda. Caso precise criar algum tipo de publicidade ou propaganda, entre em contato por meio do formulário no fim desta página.

0 Comentários