A história de Dark Ballet da Madonna

Nesta era Madame X, a rainha do pop Madonna veio com mais simbolismos que nunca. O clipe Dark Ballet é uma prova concreta disto. Um vídeo que é poético e prosaico ao mesmo tempo, envolvendo religião, gênero, diferenças étnicas, tudo o que a cantora já militou desde o início de sua carreira, só que desta vez, de forma mais artística.

Confira a seguir, a história de Dark Ballet da Madonna e o que há por trás do clipe.


Dark Ballet é o terceiro clipe lançado do álbum Madame X (2019). O primeiro foi Medellín com Maluma e o segundo foi Crave com Swae Lee. Neste, Madonna trouxe o feat não com um cantor, mas com um dançarino, Mykki Blanco, quem estrela o clipe do início ao fim.

A história do clipe de Dark Ballet é inspirada na vida e morte de Joana D'Arc, uma jovem que aos 16 anos saiu de casa para chefiar exércitos franceses contra os ingleses para recolocar o rei francês no trono, saindo vitoriosa, porém, na tentativa de salvar a cidade de Compiègne da mão dos ingleses, ela acabou sendo capturada e levada a um falso tribunal de inquisição, chefiado por um bispo que relatos informam que já estava com a missão de condená-la por bruxaria e heresia.

No vídeo, Mykki Blanco interpreta Joana D'Arc sendo perseguida e condenada por bispos e autoridades da igreja, fazendo menção a história da santa católica, mas também traça uma linha tênue sobre a história da Madonna.

Desde o início de sua carreira, Madonna é perseguida por suas excentricidades musicais, por suas visões ideológicas, militarismos por igualdades e pela relevância na indústria do pop, como já vimos num post aqui no blog sobre Madonna rainha do pop e da música.

 No clipe de Dark Ballet, ao retratar a história de Joana D'Arc, podemos perceber referências a vida e carreira de Madonna como ver o Cristo de Like a Prayer chorando, o corselete criado por Jean Paul Gaultier para a Blond Ambition Tour, relembrando momentos em que a cantora foi perseguida e condenada publicamente pela Igreja Católica no fim dos anos 80, e outras referências a Cabala, sistema filosófico-religioso judaico que Madonna crê há anos.


Dark Ballet marca o retorno de uma Madonna profunda e intensa, que não critica por criticar, mas procura ensinar e corrigir.

Dark Ballet é uma das músicas do álbum Madame X da Madonna, confira as primeiras impressões sobre o novo álbum da Madonna.
Se gostou desta publicação e curte os artistas aqui citados, compartilha com seus amigos e segue este blog nas redes sociais. Aqui tem o conteúdo mais pop da internet. Continue acessando!!!

Comenta aí...

Compartilhe

Olha isso...

Anterior
« Mais posts
Proximo
Outros posts »